Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
 Licenciatura em Geografia e Planeamento (1º Ciclo)


Apresentação:
A Licenciatura em Geografia e Planeamento (LGP) visa cumprir as funções de uma formação de base no quadro geral das Ciências Sociais, oferecendo uma abordagem espacial e holística sobre temáticas com incidência territorial, e ao mesmo tempo constituir-se como uma introdução a saberes e práticas específicas da Geografia para um percurso profissional ou de investigação científica. Tem como objetivos gerais transmitir os conhecimentos e proporcionar os instrumentos teóricos e metodológicos necessários para compreender e questionar as complexas relações entre sistemas humanos e biofísicos, e para intervir de forma empreendedora, eficaz e responsável nos domínios do ordenamento, planeamento e gestão do território. Na LGP desenvolvem-se as competências para o exercício de funções no âmbito do desenvolvimento regional e local, planeamento urbano, prevenção de riscos naturais, requalificação e reabilitação de áreas degradadas, conservação e educação ambiental, entre outros campos de ação.


Objectivos de aprendizagem:

Os objetivos de aprendizagem das UC do Curso visam, por um lado, a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos teóricos gerais e a iniciação aos principais métodos e técnicas dos vários ramos científicos da Geografia Física e da Geografia Humana, bem como das áreas científicas que complementam a formação de base da LGP. Por outro lado, as UC diretamente relacionadas com o planeamento, o ordenamento e a gestão do território visam o conhecimento integrado do corpo teórico e metodológico de referência, dos princípios, estratégias e medidas preconizadas, dos processos e atores envolvidos, nos contextos nacional e internacional. A operacionalização destes objetivos e a medição do seu grau de cumprimento traduz-se na forte componente prática das UC, que consolida competências de análise espacial assente na abordagem sistémica às dinâmicas territoriais. Além disso, a ilustração das matérias lecionadas com estudo de casos e a organização de visitas de estudo temáticas incentivam a reflexão crítica sobre as transformações espaciais na atualidade. Em paralelo, o DGEO realiza periodicamente cursos de formação extracurriculares, concebidos de modo a expandir as competências dos alunos, destacando-se os dedicados ao alargamento dos conhecimentos em análise espacial e SIG (‘GPS: princípios de funcionamento e utilização’, em 2014; ‘Análise Espacial - SIG’, ‘Exploração dos dados do OpenStreetMap’ e ‘ArcGIS Online’, em 2012), bem como os que se centram no desenvolvimento das competências transversais (‘Aplicação de ferramentas e de competências transversais’, em 2013 e 2012).


Metodologias de Ensino:
As metodologias de ensino adotadas nas UC do Curso desenvolvem competências para a análise e interpretação das relações entre os sistemas biofísicos, socioeconómicos, culturais e político-administrativos, que se refletem no território. Debates em aula, comentário e recensão de textos, relatórios escritos estimulam as capacidades analítica, sintética e crítica, necessárias à compreensão dos fatores e processos que determinam as dinâmicas geográficas. Estudo de casos e exercícios práticos permitem consolidar e aplicar conhecimentos teóricos, identificar de forma sistemática dados, métodos e técnicas apropriados à análise de determinadas temáticas, recriar situações próximas do universo profissional e incentivar a capacidade de resolução de problemas. Dá-se especial ênfase ao domínio dos SIG,de apoio à análise e tomada de decisão. São ainda desenvolvidas competências transversais, como trabalho em equipa, gestão do tempo, capacidade de comunicar em diferentes suportes e para públicos diversos.
Os trabalhos práticos da LGP permitem que os alunos desenvolvam competências de investigação: pesquisa e revisão bibliográfica; problematização do tema; recolha e tratamento de dados primários e secundários; comunicação (carto)gráfica de resultados; redação segundo as normas da produção científica. A apresentação oral dos trabalhos possibilita ainda a aquisição de competências cruciais à comunicação/divulgação científica. Os alunos participam com os trabalhos desenvolvidos na LGP em eventos que contam várias edições: Congresso da Geografia Portuguesa (APG); Encontro de Utilizadores da Esri (Esri Portugal); Jornadas de Geografia e Planeamento, iniciativa bienal do DGEO e associação dos estudantes, GeoPlanUM; Encontros de Geografia Física e Ambiente (DGEO e GeoPlanUM); CULT-G International Meeting in Cultural Geography, organizado por DGEO e alunos; Mostra de Capacidade Científica, anual e exclusivamente dedicada aos alunos (DGEO e GeoPlanUM).


Local de funcionamento do Curso:
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães


Duração:
3 Anos / 6 Semestres


Contactos da Direcção de Curso:
Director da Licenciatura: Prof. Doutor António José Bento Gonçalves
Telefone: 253 510 560
EMail: sec@geografia.uminho.pt


Provas de ingresso:
Uma das seguintes provas:
– Biologia e Geologia;
– Economia;
– Geografia.


Vagas previstas:
40 vagas


Saídas Profissionais:
Quadros técnicos superiores nos domínios do:
- Ordenamento do território (municipal e regional);
- Planeamento Urbano;
- Avaliação de riscos e impactes ambientais;
- Requalificação e reabilitação de áreas urbanas e naturais degradadas;
- Conservação e educação ambiental;
- Desenvolvimento Regional e Local;
- Entre outras áreas afins.

A frequência desta licenciatura habilita igualmente os seus estudantes para a via de ensino, ao permitir-lhes a obtenção dos créditos necessários à posterior frequência do ‘Mestrado de Ensino em História e Geografia’.


Candidatura:
Consultar o site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt


Período de Candidaturas:
a) 1ª fase: de 17 Julho 9 Agosto;
c) 2ª fase: de 9 Setembro 20 Setembro;
d) 3ª fase: de 26 Setembro 4 Outubro.


Plano de Estudos:

1º. Ano/1º. Semestre
        Geografia Física I (5 ECTS) 
        Geografia Humana (5 ECTS) 
        Expressão Gráfica e Cartografia (5 ECTS) 
        Geologia Geral (5 ECTS) 
        Introdução à Estatística (5 ECTS) 
        Teoria em Geografia (5 ECTS) 

1º. Ano/2º. Semestre
        Geografia Física II (5 ECTS) 
        Geografia da População (5 ECTS) 
        Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS) 
        Biogeografia (5 ECTS) 
        Estatística para a Geografia (5 ECTS)
        Teorias e Metodologias de Planeamento (5 ECTS)

2º. Ano/3º. Semestre
        Direito do Urbanismo e Ambiente (5 ECTS) 
        Geomorfologia Dinâmica e Climática (5 ECTS) 
        Base de Dados Aplicados a Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS) 
        Instrumentos de Gestão Territorial (5 ECTS) 
        Planeamento Biofísico (5 ECTS) 
        Património e Paisagem (História) (5 ECTS) - Optativa 
        Geografia das Florestas (5 ECTS) - Optativa

2º. Ano/4º. Semestre
        Desenvolvimento Regional (5 ECTS)
        Riscos Naturais e Ordenamento do Território (5 ECTS)
        Hidrologia (5 ECTS)
        Geografia Urbana (5 ECTS)
        Geografia das Atividades Económicas (5 ECTS)
        Geografia Cultural Contemporânea (5 ECTS) - Optativa
        Património Geológico e Geoconservação (5 ECTS) - Optativa 
        Demografia (5 ECTS) - Optativa
        Climatologia Aplicada (5 ECTS) - Optativa

3º. Ano/5º. Semestre
        Geografia Física de Portugal I (5 ECTS) 
        Geografia Humana de Portugal I (5 ECTS)  
        Avaliação e Estudos de Impacte Ambiental (5 ECTS)  
        Teoria do Planeamento Urbano (5 ECTS)  
        Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
        Comunicação Estratégica e Território (5 ECTS) - Optativa
        Urbanismo Moderno e Contemporâneo (5 ECTS) - Optativa
        Geografia da Saúde (5 ECTS) - Optativa
        Expansões Europeias (História) (5 ECTS) – Optativa

3º. Ano/6º. Semestre
        Geografia Física de Portugal II (5 ECTS) 
        Geografia Humana de Portugal II (5 ECTS) 
        Geomorfologia Aplicada (5 ECTS)  
        Geografia Rural (5 ECTS) 
        Composição e Desenho Urbano (5 ECTS)
        Opção UMinho (5 ECTS) - Optativa

        Notas: 
        - As UC optativas dos 3º e 5º semestres são disponibilizadas tanto aos alunos do 2ºano como do 3ºano do ciclo de estudos, de modo a ampliar o seu leque de escolha. O aluno de cada um dos anos matricula¬se a uma UC, entre a oferta disponibilizada.

        - As UC optativas do 4º semestre são lecionadas apenas aos alunos do 2ºano do ciclo de estudos. Um aluno deste ano matricula¬se a uma UC, entre a oferta disponibilizada.
        - Os alunos que pretendam prosseguir a sua formação, ingressando no Mestrado em Ensino da História e Geografia (2º Ciclo), têm a oportunidade de escolher as UC optativas da área científica da História (H), reunindo assim um conjunto de créditos necessários ao cumprimento das condições de acesso ao Mestrado.

        - A Opção UMinho, do 6ºsemestre, é uma UC optativa de carácter transversal, de escolha livre, dependendo da oferta disciplinar da UMinho em cada ano letivo. Nas Fichas das Unidades Curriculares, apresentam¬-se somente algumas fichas de UC Opção Uminho, a título exemplificativo.



 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DGEO Símbolo de Acessibilidade na Web D.