Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
Mestrado em Geografia (2º Ciclo)


Área de Especialização:
Planeamento e Gestão do Território


Apresentação:
O Mestrado em Geografia (MG) tem por finalidade proporcionar uma formação avançada nos ramos da Geografia Física e da Geografia Humana, nos domínios de especialização em ordenamento do território e em desenvolvimento regional e local. Tem como objetivos gerais o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em Licenciaturas da área científica da Geografia, ou áreas afins, de modo a: dotar os alunos com os referenciais teóricos e metodológicos adequados ao desenvolvimento de investigação científica; promover a autonomização dos estudantes e o seu contacto mais estreito com os contextos profissionais. Assim, o MG pressupõe, no plano de estudos, a possibilidade de os alunos enveredarem por duas vias alternativas, uma de carácter mais académico, que se concretiza na elaboração de uma dissertação, e outra de carácter mais profissionalizante, que se consubstancia na realização de um estágio curricular, e respetivo relatório de estágio, ou num trabalho de projeto.


Objectivos de aprendizagem:
Os objetivos de aprendizagem visam aprofundar os conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e empíricos nos vários campos da Geografia Física e da Geografia Humana, dando particular ênfase aos domínios da investigação com aplicação ao ordenamento e gestão do território, bem como ao desenvolvimento regional e local. Deste modo, pretende-se transmitir aos alunos as perspetivas e abordagens mais recentes sobre os fatores, agentes e processos (naturais, sociais, económicos, culturais, político-administrativos) que configuram e transformam a organização espacial, a várias escalas. A operacionalização destes objetivos e a medição do seu grau de cumprimento traduz-se, por um lado, na forte componente prática do Curso, que permite consolidar as competências de análise espacial, reforçar as capacidades  metodológicas e técnicas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e em deteção remota, desenvolver e aplicar os conhecimentos sobre as principais ferramentas metodológicas e instrumentais do planeamento. Por outro lado, é dada uma maior importância ao trabalho autónomo dos alunos, por forma a reforçar as competências de investigação científica, iniciadas no 1ºCiclo, particularmente no que se refere às capacidades de reflexão crítica e de inovação. Em paralelo, o DGEO realiza periodicamente cursos de formação extracurriculares, concebidos de modo a expandir as competências dos alunos, destacando-se os dedicados ao alargamento dos conhecimentos em análise espacial e SIG (‘GPS: princípios de funcionamento e utilização’, em 2014; ‘Análise Espacial - SIG’, ‘Exploração dos dados do OpenStreetMap’ e ‘ArcGIS Online’, em 2012), bem como os que se centram no desenvolvimento das competências transversais (‘Aplicação de ferramentas e de competências transversais’, em 2013 e 2012).


Metodologias de Ensino:

Tratando-se de um curso de pós-graduação, a maior parte das UC do MG adota, por um lado, metodologias de ensino ativas, centradas no aluno, recorrendo à sua participação nas aulas através de debates, apresentação e discussão oral de trabalhos; e, por outro lado, privilegia metodologias de trabalho independente, através do desenvolvimento de projetos práticos, individuais ou de grupo. Todas as UC procuram estimular a pesquisa e análise autónomas, e a aplicação dos conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos adquiridos.
Em todo o Curso, e especialmente nas UC ‘Seminário de Investigação’ e ‘Seminário de Acompanhamento’, os trabalhos desenvolvidos visam a familiarização com os métodos da atividade científica e, ao mesmo tempo, dar a conhecer as diversas temáticas de investigação que podem ser prosseguidas. O aprofundamento das competências de investigação (pesquisa e revisão bibliográfica; problematização do tema; recolha e tratamento de dados primários e secundários; comunicação (carto)gráfica de resultados; redação segundo as normas da produção científica e académica) é transversal, quer se opte pela elaboração da Dissertação ou pela realização do Relatório de Estágio. Algumas das dissertações estão integradas em projetos de investigação dos respetivos orientadores. Os alunos divulgam a sua investigação em eventos organizados para o efeito pelo DGEO e a associação dos estudantes, GeoPlanUM (Mostra de Capacidade Científica, Encontro do Mestrado em Geografia), bem como na revista editada por esta associação.
 

Local de Funcionamento do Curso:
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães


Duração:
2 Anos / 4 Semestres


Contactos da Direcção de Curso:
Directora do Mestrado: Profª. Doutora Virgínia Teles
Telefone: 253 510 560
Email: sec@geografia.uminho.pt


Condições específicas de ingresso:
Podem ingressar no Mestrado em Geografia:
a) Os titulares do grau de licenciado em Geografia ou equivalente legal, do Planeamento, das Ciências Sociais, das Ciências da Terra; História, Arquitetura, e outras áreas afins;

b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Geografia organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente ao processo;

c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Geografia pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais;

d) Os detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade de realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.


Vagas previstas:
Número mínimo de 12 e máximo de 35


Horário:
De Segunda a Quinta-Feira das 18h. às 21h. no caso das unidades curriculares opcionais, ou das 18h. às 22h. no caso das unidades curriculares obrigatórias. Na Sexta-Feira das 14h. às 21h.


Estágio:
O plano de estudos prevê a possibilidade de os estudantes desenvolverem um Relatório de Estágio, com equivalência à Dissertação, caso pretendam realizar um estágio curricular durante o 4ºsemestre do Curso. Consultar o Regulamento de Estágio.


Candidatura:
As candidaturas serão realizadas on-line, através do Portal Académico em:
http://alunos.uminho.pt/candidaturasPG


Período de Candidaturas:
a) 1ª fase : de 19 de maio a 09 de junho;
b) 2ª fase (vagas sobrantes): de 26 de agosto a 05 de setembro;
c) 3ª fase (vagas sobrantes): de 26 de setembro a 30 de setembro.

Informação também disponível no site do Instituto de Ciências Sociais (ICS):
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Documents/EditalMestGeog.pdf


Plano de Estudos:

1º. Ano/1º. Semestre
        Geografias do Desenvolvimento (7.5 ECTS)
        Análise Espacial e Modelação em Sistemas Informação Geográfica (7.5 ECTS)
        Direito da Organização Administrativa (5 ECTS) - Optativa
        Gestão e Planeamento de Bacias Hidrográficas (5 ECTS) - Optativa
        Turismo e Planeamento (5 ECTS) - Optativa
        Telemática e Desenvolvimento Local (5 ECTS) - Optativa
        Análise Territorial (5 ECTS) – Optativa

1º. Ano/2º. Semestre
        Metodologia de Avaliação em Planeamento (7.5 ECTS)
        Ecologia da Paisagem (7.5 ECTS)
        Seminário de Investigação (5 ECTS)
        Economia e Política Regional (5 ECTS) - Optativa
        Ambiente Urbano (5 ECTS) - Optativa
        Perspectivas Sociais e Território (5 ECTS) - Optativa 
        Avaliação e Gestão de Riscos Naturais (5 ECTS) - Optativa

2º. Ano/3º. Semestre
        Seminário de Acompanhamento (10 ECTS)

2º. Ano/4º. Semestre
        Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio (50 ECTS)

        Notas: 
        - Os alunos matriculam-se a três UC optativas no 1ºano curricular – 1º semestre, de entre a oferta disponibilizada.
        - Os alunos matriculam-se a duas UC optativas no 1ºano curricular – 2º semestre, de entre a oferta disponibilizada.

 


 
  © 2016 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DGEO Símbolo de Acessibilidade na Web D.