Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
Doutoramento em Geografia (3º Ciclo)


Áreas de Especialização:
● Geografia Física e Estudos Ambientais (Regime Tutorial)
● Geografia Humana (Regime Tutorial)
● Geografia e Planeamento Regional (Regime Tutorial)
● Estudos da Paisagem (Regime Presencial)

Notas:
- As áreas de especialização em regime exclusivamente tutorial são direcionadas à realização da tese e respetivo acompanhamento por parte de um dos docentes do Departamento de Geografia (DGEO) da UMinho. Os proponentes a estas áreas de especialização submetem a sua candidatura ao Conselho Científico do ICS, sob proposta da Comissão Coordenadora do Conselho do DGEO.
- Para a área de especialização em Estudos da Paisagem os alunos devem apresentar a sua candidatura num período do ano específico (consultar as secções: ‘Candidatura’ e ‘Períodos de Candidatura’)


Apresentação:
O Doutoramento em Geografia (DG) da UMinho responde à exigência atual, transversa a vários países, de formação avançada na área científica da Geografia e tem como objetivo geral disponibilizar as condições necessárias ao desenvolvimento de investigação original, suscetível de se distinguir como um contributo relevante para o avanço conceptual e metodológico na ciência geográfica, e no quadro mais lato das Ciências Sociais. Esta investigação é produzida nas áreas de especialização em Geografia Humana, Geografia Física e Estudos Ambientais, Geografia e Planeamento Regional, e Estudos da Paisagem.


Objectivos de aprendizagem:
O Doutoramento em Geografia estimula e apoia a capacidade dos estudantes para a prática de investigação autónoma em ramos especializados do conhecimento geográfico, de modo a que aprofundem as competências necessárias para: refletir de forma crítica sobre o estado da arte na Geografia, em função de uma temática de investigação específica; utilizar quadros conceptuais e metodológicos que concorram para o reforço da dimensão interdisciplinar da Geografia, aplicando-os numa investigação original e relevante; gerar conhecimento empírico, inovador e renovador; equacionar e interpretar problemas sociais, económicos, culturais, ambientais, políticos e científico-tecnológicos, bem como outros relacionados com o  planeamento, o ordenamento do território, o desenvolvimento regional e local; concorrer para o avanço conceptual, metodológico e técnico da ciência geográfica; e, contribuir criticamente para a análise e discussão de temas e questões relativos ao domínio da Geografia, nos contextos académico e profissional.


Metodologias de Ensino:
Tratando-se de um curso de 3ºCiclo, todas as UC privilegiam metodologias de trabalho independente, estimulando a pesquisa e análise autónomas, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos adquiridos. Nas UC semestrais (área de especialização em regime presencial), são elaboradas recensões críticas e/ou artigos científicos, passíveis de serem publicados.
Todas as metodologias de ensino adotadas no Curso visam a inclusão dos estudantes em atividades científicas. Para além disso, algumas teses estão integradas em projetos de investigação dos respetivos orientadores científicos. Os doutorandos têm, ainda, a oportunidade de divulgarem e discutirem os seus trabalhos de investigação conducentes à tese em eventos organizados para o efeito pelo DGEO, designadamente os Encontros/Workshops Doutorais e o Simpósio de Pesquisa em Geografia: Portugal/Brasil.


Local de Funcionamento do Curso:
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães


Duração:
3 Anos / 6 Semestres


Contactos da Direcção de Curso:
Directora do Doutoramento: Profª. Doutora Paula Remoaldo
Telefone: 253 510 560
Email: sec@geografia.uminho.pt


Condições específicas de ingresso:
Podem ingressar no Doutoramento em Geografia:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Geografia ou área afim;
b) Outros titulares do grau de Mestre considerado relevante pela Comissão Coordenadora do Departamento de Geografia;
c) Os licenciados detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante, que ateste capacidade para o grau de Doutor em Geografia, precedendo apreciação curricular pela Comissão Coordenadora;
d) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, cuja adequação é reconhecida pela Comissão Coordenadora do Departamento de Geografia;
e) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pela Comissão Coordenadora do Departamento de Geografia.


Vagas previstas para a área de especialização 'Estudos da Paisagem':
Número mínimo de 5 e máximo de 20


Horário:
A área de especialização em regime presencial ‘Estudos da Paisagem’ terá uma componente lectiva no 1º ano a ser leccionada nas tardes de Sexta-Feira. Nos restantes anos e nas restantes especializações o Doutoramento decorre com um acompanhamento tutorial a ser agendado, caso a caso, entre orientador e orientando.


Candidatura:
Consultar o EDITAL com informação pormenorizada sobre o processo de candidatura.


Período de Candidaturas:
a) 1ª fase: 14 abril (aconselha-se que os candidatos estrangeiros façam a sua candidatura nesta fase, tendo em conta o período necessário para procederem à emissão de visto);
b) 2ª fase: 19 junho (vagas sobrantes);
c) 3ª fase: 08 setembro (vagas sobrantes).
Informação também disponível no site do ‘Instituto de Ciências Sociais’:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Doutoramentos/Paginas/Candidaturas.aspx


Plano de Estudos - 'Geografia Física e Estudos Ambientais' (Regime Tutorial):

1º. Ano/2º. Ano/3º. Ano
        Tese (180 ECTS)


Plano de Estudos - 'Geografia Humana' (Regime Tutorial):

1º. Ano/2º. Ano/3º. Ano
        Tese (180 ECTS)


Plano de Estudos -´Geografia e Planeamento Regional' (Regime Tutorial):

1º. Ano/2º. Ano/3º. Ano
        Tese (180 ECTS)


Plano de Estudos – 'Estudos da Paisagem' (Regime Presencial e Tutorial):

1º. Ano/1º. Semestre
        Teoria e Prática da Paisagem (10 ECTS) 
        Paisagens de Exclusão (10 ECTS) - Optativa
        Arquitectura da Paisagem (10 ECTS) - Optativa 
        Paisagem e Ecologia (10 ECTS) – Optativa


1º. Ano/2º. Semestre
        Métodos de Análise e Interpretação da Paisagem (10 ECTS) 
        Leituras Orientadas (10 ECTS) 
        Seminário de Orientação 1 (10 ECTS)


2º. Ano/3º. e 4º. Semestre
        Seminário de Orientação 2 (20 ECTS) - Anual
        Tese 1 (40 ECTS) – Anual


3º. Ano/5º. e 6º. Semestre
        Tese 2 (60 ECTS) – Anual

        Nota: 
        - No Doutoramento em Estudos da Paisagem os alunos matriculam-se a duas UC optativas no 1ºano/1ºsemestre, de entre a oferta disponibilizada.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DGEO Símbolo de Acessibilidade na Web D.