Universidade do MinhoInstituto de Ciências Sociais    
 
  Universidade do Minho
www.geografia.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 

Bem-vindo ao Departamento de Geografia!

O Departamento de Geografia da Universidade do Minho iniciou os seus projectos de ensino em 1996, com a criação da licenciatura em Geografia e Planeamento, tendo disponibilizado ao mercado de trabalho, até ao momento, um total de 533 licenciados.

O seu corpo docente é integralmente composto por doutorados, cujas áreas de especialização abarcam domínios diversos do amplo espectro de abrangência da ciência geográfica. Ao nível da investigação, os estudos produzidos pelo corpo de docentes e alunos deste Departamento revelam uma preocupação central na contínua reflexão sobre as dinâmicas territoriais, acrescida à respectiva aplicação prática e adaptação ao mundo laboral dos conteúdos produzidos.

Apesar de essencialmente vocacionado para a intervenção no território nacional, o Departamento de Geografia apresenta uma considerável internacionalização tanto ao nível da formação graduada e pós-graduada que presta a estudantes estrangeiros, como ao nível das diversas iniciativas de cariz científico que ao longo dos anos tem promovido. Aliás, uma das preocupações deste Departamento é a de dotar os seus estudantes de competências estratégicas e tecnológicas que lhes facilitem a integração no mercado laboral, não só nacional mas também internacional.

São oriundos deste Departamento profissionais especializados nas mais diferentes instituições públicas e privadas, e que ao longo dos últimos 15 anos têm afirmado a qualidade de ensino e investigação prestada por esta instituição. Os três ciclos de ensino disponibilizados pelo Departamento de Geografia da Universidade do Minho (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) asseguram a contínua confiança e o elevado grau de profissionalismo, legitimamente esperado pelas entidades empregadoras em relação a uma instituição de Ensino Superior.

A Licenciatura em ‘Geografia e Planeamento’ permite aos seus estudantes desenvolver as competências necessárias para que possam exercer funções de técnicos superiores nos domínios do ordenamento do território, do planeamento urbano, do desenvolvimento regional e local, da prevenção de riscos naturais, da conservação e gestão ambiental, entre outros campos de acção. O Mestrado em Geografia ‘Planeamento e Gestão do Território’ tem como finalidade dotar os seus alunos com competências técnico-científicas de alto nível de especialização que lhes permitem, por exemplo, aprofundar os conhecimentos iniciados na Licenciatura no manuseamento de ferramentas tecnológicas (Sistemas de Informação Geográfica), dada a importância crescente que estas assumem nos processos de tomada de decisão em matéria de ordenamento, gestão, conservação e qualificação do território. O Doutoramento em Geografia disponibiliza as condições necessárias à orientação de investigações originais que se venham a distinguir enquanto contributos relevantes no avanço conceptual e metodológico da ciência geográfica, podendo estas investigações ser desenvolvidas em torno das seguintes áreas de especialização: ‘Estudos da Paisagem’; ‘Geografia Humana’; ‘Geografia Física e Estudos Ambientais’ e ‘Geografia e Planeamento Regional’.

Para informações mais detalhadas sobre as actividades deste Departamento convidamos a uma visita às várias secções deste site. Não hesite em contactar-nos para qualquer pedido de esclarecimento.

A Directora do Departamento de Geografia
Profª. Doutora Maria José Boavida Caldeira
(boavida@geografia.uminho.pt )


  © 2017, Universidade do Minho