Doutoramento em Geografia

O Doutoramento em Geografia (DG) da UMinho responde à exigência atual, transversa a vários países, de formação avançada na área científica da Geografia e tem como objetivo geral disponibilizar as condições necessárias ao desenvolvimento de investigação original, suscetível de se distinguir como um contributo relevante para o avanço conceptual e metodológico na ciência geográfica, e no quadro mais lato das Ciências Sociais. Esta investigação é produzida nas áreas de especialização em Geografia Humana, Geografia Física e Estudos Ambientais, Geografia e Planeamento Regional, e Estudos da Paisagem.

O Decreto-Lei n.º 51/2022 de 26 de julho, da Presidência do Conselho de Ministros, aprova medidas de valorização remuneratória de trabalhadores em funções públicas, nomeadamente daqueles que venham a obter o grau de Doutor. Se está abrangido por esta alteração da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, esta poderá ser então uma excelente oportunidade para ponderar a sua candidatura ao Doutoramento em Geografia da Universidade do Minho. Se cumpre os requisitos de candidatura divulgados no Edital para o ano letivo 2022/23 faça a sua candidatura nas 3 fases ainda disponíveis.

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM
O Doutoramento em Geografia estimula e apoia a capacidade dos estudantes para a prática de investigação autónoma em ramos especializados do conhecimento geográfico, de modo a que aprofundem as competências necessárias para: refletir de forma crítica sobre o estado da arte na Geografia, em função de uma temática de investigação específica; utilizar quadros conceptuais e metodológicos que concorram para o reforço da dimensão interdisciplinar da Geografia, aplicando-os numa investigação original e relevante; gerar conhecimento empírico, inovador e renovador; equacionar e interpretar problemas sociais, económicos, culturais, ambientais, políticos e científico-tecnológicos, bem como outros relacionados com o  planeamento, o ordenamento do território, o desenvolvimento regional e local; concorrer para o avanço conceptual, metodológico e técnico da ciência geográfica; e, contribuir criticamente para a análise e discussão de temas e questões relativos ao domínio da Geografia, nos contextos académico e profissional.

METODOLOGIAS DE ENSINO
Tratando-se de um curso de 3ºCiclo, todas as UC privilegiam metodologias de trabalho independente, estimulando a pesquisa e análise autónomas, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos adquiridos. Nas UC semestrais (área de especialização em regime presencial), são elaboradas recensões críticas e/ou artigos científicos, passíveis de serem publicados.
Todas as metodologias de ensino adotadas no Curso visam a inclusão dos estudantes em atividades científicas. Para além disso, algumas teses estão integradas em projetos de investigação dos respetivos orientadores científicos. Os doutorandos têm, ainda, a oportunidade de divulgarem e discutirem os seus trabalhos de investigação conducentes à tese em eventos organizados para o efeito pelo DGEO, designadamente os Encontros/Workshops Doutorais e o Simpósio de Pesquisa em Geografia: Portugal/Brasil.

CANDIDATURAS AQUI

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO
Geografia Física e Estudos Ambientais (Regime Tutorial)

Geografia Humana (Regime Tutorial)

Geografia e Planeamento Regional (Regime Tutorial)

Estudos da Paisagem (Regime Presencial – não funciona em 2021/2022)

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães

DURAÇÃO
3 Anos / 6 Semestres

DIREÇÃO DE CURSO
Prof. Doutor Flávio Nunes

Mais informação aqui:
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
doutoramentos@ics.uminho.pt

NOTAS
As áreas de especialização em regime exclusivamente tutorial são direcionadas à realização da tese e respetivo acompanhamento por parte de um dos docentes do Departamento de Geografia (DGEO) da UMinho. Os proponentes a estas áreas de especialização submetem a sua candidatura ao Conselho Científico do ICS, sob proposta da Comissão Coordenadora do Conselho do DGEO.

A especialização em Estudos da Paisagem funciona em regime de curso presencial mas não funciona no ano letivo 2020/2021.