Doutoramento em Geografia

O Doutoramento em Geografia (DG) da UMinho responde √† exig√™ncia atual, transversa a v√°rios pa√≠ses, de forma√ß√£o avan√ßada na √°rea cient√≠fica da Geografia e tem como objetivo geral disponibilizar as condi√ß√Ķes necess√°rias ao desenvolvimento de investiga√ß√£o original, suscet√≠vel de se distinguir como um contributo relevante para o avan√ßo conceptual e metodol√≥gico na ci√™ncia geogr√°fica, e no quadro mais lato das Ci√™ncias Sociais. Esta investiga√ß√£o √© produzida nas √°reas de especializa√ß√£o em Geografia Humana, Geografia F√≠sica e Estudos Ambientais, Geografia e Planeamento Regional, e Estudos da Paisagem.

O Decreto-Lei n.¬ļ 51/2022 de 26 de julho, da Presid√™ncia do Conselho de Ministros, aprova medidas de valoriza√ß√£o remunerat√≥ria de trabalhadores em fun√ß√Ķes p√ļblicas, nomeadamente daqueles que venham a obter o grau de Doutor. Se est√° abrangido por esta altera√ß√£o da Lei Geral do Trabalho em Fun√ß√Ķes P√ļblicas, esta poder√° ser ent√£o uma excelente oportunidade para ponderar a sua candidatura ao Doutoramento em Geografia da Universidade do Minho. Se cumpre os requisitos de candidatura divulgados no Edital para o ano letivo 2022/23 fa√ßa a sua candidatura nas 3 fases ainda dispon√≠veis.

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM
O Doutoramento em Geografia estimula e apoia a capacidade dos estudantes para a pr√°tica de investiga√ß√£o aut√≥noma em ramos especializados do conhecimento geogr√°fico, de modo a que aprofundem as compet√™ncias necess√°rias para: refletir de forma cr√≠tica sobre o estado da arte na Geografia, em fun√ß√£o de uma tem√°tica de investiga√ß√£o espec√≠fica; utilizar quadros conceptuais e metodol√≥gicos que concorram para o refor√ßo da dimens√£o interdisciplinar da Geografia, aplicando-os numa investiga√ß√£o original e relevante; gerar conhecimento emp√≠rico, inovador e renovador; equacionar e interpretar problemas sociais, econ√≥micos, culturais, ambientais, pol√≠ticos e cient√≠fico-tecnol√≥gicos, bem como outros relacionados com o¬† planeamento, o ordenamento do territ√≥rio, o desenvolvimento regional e local; concorrer para o avan√ßo conceptual, metodol√≥gico e t√©cnico da ci√™ncia geogr√°fica; e, contribuir criticamente para a an√°lise e discuss√£o de temas e quest√Ķes relativos ao dom√≠nio da Geografia, nos contextos acad√©mico e profissional.

METODOLOGIAS DE ENSINO
Tratando-se de um curso de 3¬ļCiclo, todas as UC privilegiam metodologias de trabalho independente, estimulando a pesquisa e an√°lise aut√≥nomas, bem como a aplica√ß√£o dos conhecimentos te√≥ricos, metodol√≥gicos e t√©cnicos adquiridos. Nas UC semestrais (√°rea de especializa√ß√£o em regime presencial), s√£o elaboradas recens√Ķes cr√≠ticas e/ou artigos cient√≠ficos, pass√≠veis de serem publicados.
Todas as metodologias de ensino adotadas no Curso visam a inclusão dos estudantes em atividades científicas. Para além disso, algumas teses estão integradas em projetos de investigação dos respetivos orientadores científicos. Os doutorandos têm, ainda, a oportunidade de divulgarem e discutirem os seus trabalhos de investigação conducentes à tese em eventos organizados para o efeito pelo DGEO, designadamente os Encontros/Workshops Doutorais e o Simpósio de Pesquisa em Geografia: Portugal/Brasil.

CANDIDATURAS AQUI

√ĀREAS DE ESPECIALIZA√á√ÉO
Geografia Física e Estudos Ambientais (Regime Tutorial)

Geografia Humana (Regime Tutorial)

Geografia e Planeamento Regional (Regime Tutorial)

Estudos da Paisagem (Regime Presencial ‚Äď n√£o funciona em 2021/2022)

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimar√£es

DURAÇÃO
3 Anos / 6 Semestres

DIREÇÃO DE CURSO
Prof. Doutor Fl√°vio Nunes

Mais informação aqui:
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
doutoramentos@ics.uminho.pt

NOTAS
As áreas de especialização em regime exclusivamente tutorial são direcionadas à realização da tese e respetivo acompanhamento por parte de um dos docentes do Departamento de Geografia (DGEO) da UMinho. Os proponentes a estas áreas de especialização submetem a sua candidatura ao Conselho Científico do ICS, sob proposta da Comissão Coordenadora do Conselho do DGEO.

A especialização em Estudos da Paisagem funciona em regime de curso presencial mas não funciona no ano letivo 2020/2021.