O Mestrado em Geografia (MG) destina-se à formação avançada em três áreas de especialização, da maior atualidade e relevância no âmbito da área científica da Geografia e com aplicação ao ordenamento e planeamento do território.
A área de especialização em Turismo e Comunicação Territorial focaliza-se nos principais desafios decorrentes do forte crescimento da atividade turística, ao nível da gestão do território e das suas dinâmicas comunicacionais. O turismo é fortemente valorizado nas estratégias de afirmação dos territórios, desde a escala local à global, pelo que nesta área de especialização se procura aprofundar a compreensão dos meios e modos de reforço da capacidade de captação de turistas; examinar os impactes socioeconómicos, culturais e ambientais das mudanças despoletadas por esta atividade; e, avaliar as suas implicações múltiplas no que respeita a sustentabilidade, o ordenamento, planeamento e gestão do território.
A área de especialização em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) vem dar resposta aos desafios da digitalização da sociedade, que impulsiona cada vez mais a investigação científica baseada nos SIG e na deteção remota, criando igualmente uma crescente necessidade de competências nestes domínios no contexto profissional. Assim, nesta área de especialização procura-se aprofundar o conhecimento científico e técnico no que respeita a criação, análise integrada e modelação de informação espacial sobre mudanças sociais e ambientais; a cenarização do território, a diversas escalas; e, o desenvolvimento de propostas inovadoras para um território inteligente, verde e inclusivo.
A área de especialização em Riscos e Proteção Civil desenvolve-se em torno das abordagens e meios essenciais às necessárias mudanças socioeconómicas, culturais, comportamentais e institucionais no sentido de promover uma sociedade e território mais resilientes. Este desígnio é tanto mais importante quanto mais severos se têm vindo a manifestar os efeitos de eventos extremos, cuja frequência e magnitude se prevê que aumentem, no contexto das alterações climáticas. Neste sentido, procura-se aprofundar, nesta área de especialização, a compreensão dos impactes que eventos extremos comportam nas dimensões social, económica e ambiental, com implicações na organização espacial; a valorização dos recursos e sistemas naturais, através de uma correta gestão; e, a minimização de vulnerabilidades e riscos, contemplando a alteração das relações entre a sociedade e o ambiente.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos de aprendizagem do MG aprofundar conhecimentos adquiridos em Licenciaturas da área científica da Geografia (ou afins), bem como proporcionar uma especialização académica e profissional assente numa formação interdisciplinar e flexível, que beneficia da integração no plano de estudos de unidades curriculares de diversas áreas científicas (Ciências da Comunicação, História, Sociologia, Economia, Informática, Ciências da Engenharia Civil, Direito). Pretende-se: dotar o aluno com os referenciais teóricos e metodológicos adequados ao desenvolvimento da investigação científica, dando ênfase às abordagens e instrumentos com aplicação ao ordenamento, planeamento e gestão do território; promover a autonomização do aluno, de modo a reforçar as competências de investigação científica iniciadas no 1ºCiclo, sobretudo no que se refere às capacidades de reflexão crítica e de inovação; e, estabelecer o contato mais estreito com os contextos profissionais.
CANDIDATURAS
AQUI
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO
Turismo e Comunicação Territorial (não funciona no ano letivo 2022/23)
Sistemas de Informação Geográfica
Riscos e Proteção Civil
LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães
DURAÇÃO
2 Anos / 4 Semestres
DIREÇÃO DE CURSO
Prof. Doutor Francisco Costa
Mais informações aqui:
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
mestrados@ics.uminho.pt
REGIME DE FUNCIONAMENTO
Regime misto
diurno (9h-20h) e
pós-laboral (20h-22h)
VAGAS
35
Número mínimo de inscrições para funcionamento: 12
Número mínimo de inscrições para o funcionamento de uma área de especialização: 5
PLANO DE ESTUDOS
1º. Ano | 1º. Semestre
Metodologias e Investigação em Geografia (7,5 ECTS)
Prospetiva e Planeamento Estratégico (7,5 ECTS)
Opção I (7,5 ECTS)
Opção II (7,5 ECTS)
1º. Ano | 2º. Semestre
Geografia de Transição para a Sustentabilidade (7,5 ECTS)
Opção III (7,5 ECTS)
Opção IV (7,5 ECTS)
Opção V (7,5 ECTS)
2º. Ano | 3º e 4º. Semestres
Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio (60 ECTS)
CLIQUE AQUI e consulte a secção ‘Plano de Estudos’ para aceder a informação detalhada acerca de cada Unidade Curricular.
Opções da Área de Especialização em Turismo e Comunicação Territorial
Opção I e II
Turismo e Planeamento
Telemática e Desenvolvimento Local
Turismo e Sustentabilidade dos Destinos
Análise Espacial e Modelação em Sistemas de Informação Geográfica
Estratégias de Comunicação em Turismo
Economia do Turismo
Património Cultural e Sociedade
Opção III, IV e V
Eventos e Competitividade Territorial
Turismo no Sul Global
Cinema, Turismo e Imaginários Geográficos
Território e Comunicação Digital
Sociologia do Turismo
Opções da Área de Especialização em Sistemas de Informação Geográfica
Opção I e II
Aquisição e Edição de Dados Geográficos
Análise Espacial e Modelação em Sistemas de Informação Geográfica
Deteção Remota e Estudos Ambientais
Telemática e Desenvolvimento Local
Introdução à Programação em Sistemas de Informação Geográfica
Data Mining Geoespacial
Opção III, IV e V
Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Ecologia da Paisagem
Sistemas de Informação Geográfica para Tecnologias Móveis
Análise de Redes e Gestão do Território
Cartografia de Riscos
Sistemas de Informação Geográfica e Gestão Municipal
Opções da Área de Especialização em Riscos e Proteção Civil
Opção I e II
Avaliação e Gestão de Riscos Naturais
Vulnerabilidade e Perceção do Risco
Educação para a Proteção Civil
Análise Espacial e Modelação em Sistemas de Informação Geográfica
Princípios Jurídicos da Proteção Civil
Opção III, IV e V
Gestão Integrada de Riscos Hidrológicos
Mudanças Climáticas, Riscos e Vulnerabilidades
Risco de Incêndio Florestal
Cartografia de Riscos
Infraestruturas e Riscos Antrópicos
NOTAS
Os alunos matriculam-se a 2 UC optativas, de entre o leque de ofertas facultado no 1ºsemestre do 1ºano, em cada uma das Áreas de Especialização do Mestrado;
Os alunos matriculam-se a 3 UC optativas, de entre o leque de ofertas facultado no 2ºsemestre do 1ºano, em cada uma das Áreas de Especialização do Mestrado.
ESTÁGIO
O plano de estudos prevê a possibilidade de os estudantes desenvolverem um Relatório de Estágio, com equivalência à Dissertação, caso pretendam realizar um estágio curricular durante os 3º e 4º semestres do Curso. Os estágios curriculares regem-se pelas normas do Regulamento de Estágios, aprovado na Comissão Coordenadora do Departamento de Geografia (DGEO), e as condições específicas a cada estágio, incluindo a identificação dos orientadores cooperantes, são fixadas por protocolo formal entre a Universidade do Minho (UMinho), o DGEO e a instituição em causa.