Mestrado em Geografia

O Mestrado em Geografia (MG) destina-se √† forma√ß√£o avan√ßada em tr√™s √°reas de especializa√ß√£o, da maior atualidade e relev√Ęncia no √Ęmbito da √°rea cient√≠fica da Geografia e com aplica√ß√£o ao ordenamento e planeamento do territ√≥rio.

A √°rea de especializa√ß√£o em Turismo e Comunica√ß√£o Territorial focaliza-se nos principais desafios decorrentes do forte crescimento da atividade tur√≠stica, ao n√≠vel da gest√£o do territ√≥rio e das suas din√Ęmicas comunicacionais. O turismo √© fortemente valorizado nas estrat√©gias de afirma√ß√£o dos territ√≥rios, desde a escala local √† global, pelo que nesta √°rea de especializa√ß√£o se procura aprofundar a compreens√£o dos meios e modos de refor√ßo da capacidade de capta√ß√£o de turistas; examinar os impactes socioecon√≥micos, culturais e ambientais das mudan√ßas despoletadas por esta atividade; e, avaliar as suas implica√ß√Ķes m√ļltiplas no que respeita a sustentabilidade, o ordenamento, planeamento e gest√£o do territ√≥rio.

A área de especialização em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) vem dar resposta aos desafios da digitalização da sociedade, que impulsiona cada vez mais a investigação científica baseada nos SIG e na deteção remota, criando igualmente uma crescente necessidade de competências nestes domínios no contexto profissional. Assim, nesta área de especialização procura-se aprofundar o conhecimento científico e técnico no que respeita a criação, análise integrada e modelação de informação espacial sobre mudanças sociais e ambientais; a cenarização do território, a diversas escalas; e, o desenvolvimento de propostas inovadoras para um território inteligente, verde e inclusivo.

A √°rea de especializa√ß√£o em Riscos e Prote√ß√£o Civil desenvolve-se em torno das abordagens e meios essenciais √†s necess√°rias mudan√ßas socioecon√≥micas, culturais, comportamentais e institucionais no sentido de promover uma sociedade e territ√≥rio mais resilientes. Este des√≠gnio √© tanto mais importante quanto mais severos se t√™m vindo a manifestar os efeitos de eventos extremos, cuja frequ√™ncia e magnitude se prev√™ que aumentem, no contexto das altera√ß√Ķes clim√°ticas. Neste sentido, procura-se aprofundar, nesta √°rea de especializa√ß√£o, a compreens√£o dos impactes que eventos extremos comportam nas dimens√Ķes social, econ√≥mica e ambiental, com implica√ß√Ķes na organiza√ß√£o espacial; a valoriza√ß√£o dos recursos e sistemas naturais, atrav√©s de uma correta gest√£o; e, a minimiza√ß√£o de vulnerabilidades e riscos, contemplando a altera√ß√£o das rela√ß√Ķes entre a sociedade e o ambiente.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
S√£o objetivos de aprendizagem do MG aprofundar conhecimentos adquiridos em Licenciaturas da √°rea cient√≠fica da Geografia (ou afins), bem como proporcionar uma especializa√ß√£o acad√©mica e profissional assente numa forma√ß√£o interdisciplinar e flex√≠vel, que beneficia da integra√ß√£o no plano de estudos de unidades curriculares de diversas √°reas cient√≠ficas (Ci√™ncias da Comunica√ß√£o, Hist√≥ria, Sociologia, Economia, Inform√°tica, Ci√™ncias da Engenharia Civil, Direito). Pretende-se: dotar o aluno com os referenciais te√≥ricos e metodol√≥gicos adequados ao desenvolvimento da investiga√ß√£o cient√≠fica, dando √™nfase √†s abordagens e instrumentos com aplica√ß√£o ao ordenamento, planeamento e gest√£o do territ√≥rio; promover a autonomiza√ß√£o do aluno, de modo a refor√ßar as compet√™ncias de investiga√ß√£o cient√≠fica iniciadas no 1¬ļCiclo, sobretudo no que se refere √†s capacidades de reflex√£o cr√≠tica e de inova√ß√£o; e, estabelecer o contato mais estreito com os contextos profissionais.

CANDIDATURAS
AQUI

√ĀREAS DE ESPECIALIZA√á√ÉO
Turismo e Comunicação Territorial (não funciona no ano letivo 2022/23)

Sistemas de Informação Geográfica

Riscos e Proteção Civil

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimar√£es

DURAÇÃO
2 Anos / 4 Semestres

DIREÇÃO DE CURSO
Prof. Doutor Francisco Costa

Mais informa√ß√Ķes aqui:
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
mestrados@ics.uminho.pt

REGIME DE FUNCIONAMENTO
Regime misto

diurno (9h-20h) e
pós-laboral (20h-22h)

VAGAS
35

N√ļmero m√≠nimo de inscri√ß√Ķes para funcionamento: 12
N√ļmero m√≠nimo de inscri√ß√Ķes para o funcionamento de uma √°rea de especializa√ß√£o: 5

PLANO DE ESTUDOS

1¬ļ. Ano | 1¬ļ. Semestre
Metodologias e Investigação em Geografia (7,5 ECTS)
Prospetiva e Planeamento Estratégico (7,5 ECTS)
Opção I (7,5 ECTS)
Opção II (7,5 ECTS)

1¬ļ. Ano | 2¬ļ. Semestre
Geografia de Transição para a Sustentabilidade (7,5 ECTS)
Opção III (7,5 ECTS)
Opção IV (7,5 ECTS)
Opção V (7,5 ECTS)

2¬ļ. Ano | 3¬ļ e 4¬ļ. Semestres
Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio (60 ECTS)




CLIQUE AQUI e consulte a sec√ß√£o ‚ÄėPlano de Estudos‚Äô para aceder a informa√ß√£o detalhada acerca de cada Unidade Curricular.

Op√ß√Ķes da √Ārea de Especializa√ß√£o em Turismo e Comunica√ß√£o Territorial

Opção I e II
Turismo e Planeamento

Telem√°tica e Desenvolvimento Local

Turismo e Sustentabilidade dos Destinos

Análise Espacial e Modelação em Sistemas de Informação Geográfica

Estratégias de Comunicação em Turismo

Economia do Turismo

Património Cultural e Sociedade

Opção III, IV e V
Eventos e Competitividade Territorial

Turismo no Sul Global

Cinema, Turismo e Imagin√°rios Geogr√°ficos

Território e Comunicação Digital

Sociologia do Turismo

Op√ß√Ķes da √Ārea de Especializa√ß√£o em Sistemas de Informa√ß√£o Geogr√°fica

Opção I e II
Aquisição e Edição de Dados Geográficos

Análise Espacial e Modelação em Sistemas de Informação Geográfica

Deteção Remota e Estudos Ambientais

Telem√°tica e Desenvolvimento Local

Introdução à Programação em Sistemas de Informação Geográfica

Data Mining Geoespacial

Opção III, IV e V
Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Ecologia da Paisagem

Sistemas de Informação Geográfica para Tecnologias Móveis

Análise de Redes e Gestão do Território

Cartografia de Riscos

Sistemas de Informação Geográfica e Gestão Municipal


Op√ß√Ķes da √Ārea de Especializa√ß√£o em Riscos e Prote√ß√£o Civil

Opção I e II
Avaliação e Gestão de Riscos Naturais

Vulnerabilidade e Perceção do Risco

Educação para a Proteção Civil

Análise Espacial e Modelação em Sistemas de Informação Geográfica

Princípios Jurídicos da Proteção Civil

Opção III, IV e V
Gestão Integrada de Riscos Hidrológicos

Mudanças Climáticas, Riscos e Vulnerabilidades

Risco de Incêndio Florestal

Cartografia de Riscos

Infraestruturas e Riscos Antrópicos

NOTAS
Os alunos matriculam-se a 2 UC optativas, de entre o leque de ofertas facultado no 1¬ļsemestre do 1¬ļano, em cada uma das √Āreas de Especializa√ß√£o do Mestrado;
Os alunos matriculam-se a 3 UC optativas, de entre o leque de ofertas facultado no 2¬ļsemestre do 1¬ļano, em cada uma das √Āreas de Especializa√ß√£o do Mestrado.

EST√ĀGIO
O plano de estudos prev√™ a possibilidade de os estudantes desenvolverem um Relat√≥rio de Est√°gio, com equival√™ncia √† Disserta√ß√£o, caso pretendam realizar um est√°gio curricular durante os 3¬ļ e 4¬ļ semestres do Curso. Os est√°gios curriculares regem-se pelas normas do Regulamento de Est√°gios, aprovado na Comiss√£o Coordenadora do Departamento de Geografia (DGEO), e as condi√ß√Ķes espec√≠ficas a cada est√°gio, incluindo a identifica√ß√£o dos orientadores cooperantes, s√£o fixadas por protocolo formal entre a Universidade do Minho (UMinho), o DGEO e a institui√ß√£o em causa.