Licenciatura em Geografia e Planeamento

A Licenciatura em Geografia e Planeamento (LGP) visa cumprir as funções de uma formação de base no quadro geral das Ciências Sociais, oferecendo uma abordagem espacial e holística sobre temáticas com incidência territorial, e ao mesmo tempo constituir-se como uma introdução a saberes e práticas específicas da Geografia para um percurso profissional ou de investigação científica. Tem como objetivos gerais transmitir os conhecimentos e proporcionar os instrumentos teóricos e metodológicos necessários para compreender e questionar as complexas relações entre sistemas humanos e biofísicos, e para intervir de forma empreendedora, eficaz e responsável nos domínios do ordenamento, planeamento e gestão do território. Na LGP desenvolvem-se as competências para o exercício de funções no âmbito do desenvolvimento regional e local, planeamento urbano, prevenção de riscos naturais, requalificação e reabilitação de áreas degradadas, conservação e educação ambiental, entre outros campos de ação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem das UC do Curso visam, por um lado, a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos teóricos gerais e a iniciação aos principais métodos e técnicas dos vários ramos científicos da Geografia Física e da Geografia Humana, bem como das áreas científicas que complementam a formação de base da LGP. Por outro lado, as UC diretamente relacionadas com o planeamento, o ordenamento e a gestão do território visam o conhecimento integrado do corpo teórico e metodológico de referência, dos princípios, estratégias e medidas preconizadas, dos processos e atores envolvidos, nos contextos nacional e internacional. A operacionalização destes objetivos e a medição do seu grau de cumprimento traduz-se na forte componente prática das UC, que consolida competências de análise espacial assente na abordagem sistémica às dinâmicas territoriais. Além disso, a ilustração das matérias lecionadas com estudo de casos e a organização de visitas de estudo temáticas incentivam a reflexão crítica sobre as transformações espaciais na atualidade. Em paralelo, o DGEO realiza periodicamente cursos de formação extracurriculares, concebidos de modo a expandir as competências dos alunos, destacando-se os dedicados ao alargamento dos conhecimentos em análise espacial e SIG (‘GPS: princípios de funcionamento e utilização’, em 2014; ‘Análise Espacial – SIG’, ‘Exploração dos dados do OpenStreetMap’ e ‘ArcGIS Online’, em 2012), bem como os que se centram no desenvolvimento das competências transversais (‘Aplicação de ferramentas e de competências transversais’, em 2013 e 2012).

METODOLOGIAS DE ENSINO
As metodologias de ensino adotadas nas UC do Curso desenvolvem competências para a análise e interpretação das relações entre os sistemas biofísicos, socioeconómicos, culturais e político-administrativos, que se refletem no território. Debates em aula, comentário e recensão de textos, relatórios escritos estimulam as capacidades analítica, sintética e crítica, necessárias à compreensão dos fatores e processos que determinam as dinâmicas geográficas. Estudo de casos e exercícios práticos permitem consolidar e aplicar conhecimentos teóricos, identificar de forma sistemática dados, métodos e técnicas apropriados à análise de determinadas temáticas, recriar situações próximas do universo profissional e incentivar a capacidade de resolução de problemas. Dá-se especial ênfase ao domínio dos SIG,de apoio à análise e tomada de decisão. São ainda desenvolvidas competências transversais, como trabalho em equipa, gestão do tempo, capacidade de comunicar em diferentes suportes e para públicos diversos.Os trabalhos práticos da LGP permitem que os alunos desenvolvam competências de investigação: pesquisa e revisão bibliográfica; problematização do tema; recolha e tratamento de dados primários e secundários; comunicação (carto)gráfica de resultados; redação segundo as normas da produção científica. A apresentação oral dos trabalhos possibilita ainda a aquisição de competências cruciais à comunicação/divulgação científica. Os alunos participam com os trabalhos desenvolvidos na LGP em eventos que contam várias edições: Congresso da Geografia Portuguesa (APG); Encontro de Utilizadores da Esri (Esri Portugal); Jornadas de Geografia e Planeamento, iniciativa bienal do DGEO e associação dos estudantes, GeoPlanUM; Encontros de Geografia Física e Ambiente (DGEO e GeoPlanUM); CULT-G International Meeting in Cultural Geography, organizado por DGEO e alunos; Mostra de Capacidade Científica, anual e exclusivamente dedicada aos alunos (DGEO e GeoPlanUM).

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães

DURAÇÃO
3 anos / 6 semestres

DIREÇÃO DE CURSO
Prof.ª Doutora Virgínia Teles

Mais informações
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
licenciaturas@ics.uminho.pt

PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas:
(09) Geografia (18) Português
ou
(02) Biologia e Geologia (18) Português
ou
(04) Economia (18) Português
ou
(04) Economia (09) Geografia
ou
(09) Geografia (11) História
ou
(16) Matemática (18) Português

VAGAS
40

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Quadros técnicos superiores nos domínios do:
– Ordenamento do território (municipal e regional);
– Planeamento Urbano;
– Avaliação de riscos e impactes ambientais;
– Requalificação e reabilitação de áreas urbanas e naturais degradadas;
– Conservação e educação ambiental;
– Desenvolvimento Regional e Local;
– Entre outras áreas afins.

A frequência desta licenciatura habilita igualmente os seus estudantes para a via de ensino, ao permitir-lhes a obtenção dos créditos necessários à posterior frequência do ‘Mestrado de Ensino em Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário’.

PLANO DE ESTUDOS

1º. Ano | 1º. Semestre
Geografia Física I (5 ECTS)
Geografia Humana (5 ECTS)
Expressão Gráfica e Cartografia (5 ECTS)
Geologia Geral (5 ECTS)
Introdução à Estatística (5 ECTS)
Teoria em Geografia (5 ECTS)

1º. Ano | 2º. Semestre
Geografia Física II (5 ECTS)
Geografia da População (5 ECTS)
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Biogeografia (5 ECTS)
Estatística para a Geografia (5 ECTS)
Teorias e Metodologias de Planeamento (5 ECTS)

2º. Ano | 3º. Semestre
Direito do Urbanismo e Ambiente (5 ECTS)
Geomorfologia Dinâmica e Climática (5 ECTS)
Base de Dados Aplicados a Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Instrumentos de Gestão Territorial (5 ECTS)
Planeamento Biofísico (5 ECTS)
Património e Paisagem (História) (5 ECTS) – Optativa
Geografia das Florestas (5 ECTS) – Optativa

2º. Ano | 4º. Semestre
Desenvolvimento Regional (5 ECTS)
Riscos Naturais e Ordenamento do Território (5 ECTS)
Hidrologia (5 ECTS)
Geografia Urbana (5 ECTS)
Geografia das Atividades Económicas (5 ECTS)
Geografia Cultural Contemporânea (5 ECTS) – Optativa
Património Geológico e Geoconservação (5 ECTS) – Optativa
Demografia (5 ECTS) – Optativa
Climatologia Aplicada (5 ECTS) – Optativa

3º. Ano | 5º. Semestre
Geografia Física de Portugal I (5 ECTS)
Geografia Humana de Portugal I (5 ECTS)
Avaliação e Estudos de Impacte Ambiental (5 ECTS)
Teoria do Planeamento Urbano (5 ECTS)
Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Comunicação Estratégica e Território (5 ECTS) – Optativa
Urbanismo Moderno e Contemporâneo (5 ECTS) – Optativa
Geografia da Saúde (5 ECTS) – Optativa
Expansões Europeias (História) (5 ECTS) – Optativa

3º. Ano | 6º. Semestre
Geografia Física de Portugal II (5 ECTS)
Geografia Humana de Portugal II (5 ECTS)
Geomorfologia Aplicada (5 ECTS)
Geografia Rural (5 ECTS)
Composição e Desenho Urbano (5 ECTS)
Opção UMinho (5 ECTS) – Optativa




CLIQUE AQUI e consulte a secção ‘Plano de Estudos’ para aceder a informação detalhada acerca de cada Unidade Curricular.