Licenciatura em Geografia e Planeamento

A Licenciatura em Geografia e Planeamento (LGP) visa cumprir as fun√ß√Ķes de uma forma√ß√£o de base no quadro geral das Ci√™ncias Sociais, oferecendo uma abordagem espacial e hol√≠stica sobre tem√°ticas com incid√™ncia territorial, e ao mesmo tempo constituir-se como uma introdu√ß√£o a saberes e pr√°ticas espec√≠ficas da Geografia para um percurso profissional ou de investiga√ß√£o cient√≠fica. Tem como objetivos gerais transmitir os conhecimentos e proporcionar os instrumentos te√≥ricos e metodol√≥gicos necess√°rios para compreender e questionar as complexas rela√ß√Ķes entre sistemas humanos e biof√≠sicos, e para intervir de forma empreendedora, eficaz e respons√°vel nos dom√≠nios do ordenamento, planeamento e gest√£o do territ√≥rio. Na LGP desenvolvem-se as compet√™ncias para o exerc√≠cio de fun√ß√Ķes no √Ęmbito do desenvolvimento regional e local, planeamento urbano, preven√ß√£o de riscos naturais, requalifica√ß√£o e reabilita√ß√£o de √°reas degradadas, conserva√ß√£o e educa√ß√£o ambiental, entre outros campos de a√ß√£o.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem das UC do Curso visam, por um lado, a aquisi√ß√£o de um conjunto s√≥lido de conhecimentos te√≥ricos gerais e a inicia√ß√£o aos principais m√©todos e t√©cnicas dos v√°rios ramos cient√≠ficos da Geografia F√≠sica e da Geografia Humana, bem como das √°reas cient√≠ficas que complementam a forma√ß√£o de base da LGP. Por outro lado, as UC diretamente relacionadas com o planeamento, o ordenamento e a gest√£o do territ√≥rio visam o conhecimento integrado do corpo te√≥rico e metodol√≥gico de refer√™ncia, dos princ√≠pios, estrat√©gias e medidas preconizadas, dos processos e atores envolvidos, nos contextos nacional e internacional. A operacionaliza√ß√£o destes objetivos e a medi√ß√£o do seu grau de cumprimento traduz-se na forte componente pr√°tica das UC, que consolida compet√™ncias de an√°lise espacial assente na abordagem sist√©mica √†s din√Ęmicas territoriais. Al√©m disso, a ilustra√ß√£o das mat√©rias lecionadas com estudo de casos e a organiza√ß√£o de visitas de estudo tem√°ticas incentivam a reflex√£o cr√≠tica sobre as transforma√ß√Ķes espaciais na atualidade. Em paralelo, o DGEO realiza periodicamente cursos de forma√ß√£o extracurriculares, concebidos de modo a expandir as compet√™ncias dos alunos, destacando-se os dedicados ao alargamento dos conhecimentos em an√°lise espacial e SIG (‚ÄėGPS: princ√≠pios de funcionamento e utiliza√ß√£o‚Äô, em 2014; ‚ÄėAn√°lise Espacial – SIG‚Äô, ‚ÄėExplora√ß√£o dos dados do OpenStreetMap‚Äô e ‚ÄėArcGIS Online‚Äô, em 2012), bem como os que se centram no desenvolvimento das compet√™ncias transversais (‚ÄėAplica√ß√£o de ferramentas e de compet√™ncias transversais‚Äô, em 2013 e 2012).

METODOLOGIAS DE ENSINO
As metodologias de ensino adotadas nas UC do Curso desenvolvem compet√™ncias para a an√°lise e interpreta√ß√£o das rela√ß√Ķes entre os sistemas biof√≠sicos, socioecon√≥micos, culturais e pol√≠tico-administrativos, que se refletem no territ√≥rio. Debates em aula, coment√°rio e recens√£o de textos, relat√≥rios escritos estimulam as capacidades anal√≠tica, sint√©tica e cr√≠tica, necess√°rias √† compreens√£o dos fatores e processos que determinam as din√Ęmicas geogr√°ficas. Estudo de casos e exerc√≠cios pr√°ticos permitem consolidar e aplicar conhecimentos te√≥ricos, identificar de forma sistem√°tica dados, m√©todos e t√©cnicas apropriados √† an√°lise de determinadas tem√°ticas, recriar situa√ß√Ķes pr√≥ximas do universo profissional e incentivar a capacidade de resolu√ß√£o de problemas. D√°-se especial √™nfase ao dom√≠nio dos SIG,de apoio √† an√°lise e tomada de decis√£o. S√£o ainda desenvolvidas compet√™ncias transversais, como trabalho em equipa, gest√£o do tempo, capacidade de comunicar em diferentes suportes e para p√ļblicos diversos.Os trabalhos pr√°ticos da LGP permitem que os alunos desenvolvam compet√™ncias de investiga√ß√£o: pesquisa e revis√£o bibliogr√°fica; problematiza√ß√£o do tema; recolha e tratamento de dados prim√°rios e secund√°rios; comunica√ß√£o (carto)gr√°fica de resultados; reda√ß√£o segundo as normas da produ√ß√£o cient√≠fica. A apresenta√ß√£o oral dos trabalhos possibilita ainda a aquisi√ß√£o de compet√™ncias cruciais √† comunica√ß√£o/divulga√ß√£o cient√≠fica. Os alunos participam com os trabalhos desenvolvidos na LGP em eventos que contam v√°rias edi√ß√Ķes: Congresso da Geografia Portuguesa (APG); Encontro de Utilizadores da Esri (Esri Portugal); Jornadas de Geografia e Planeamento, iniciativa bienal do DGEO e associa√ß√£o dos estudantes, GeoPlanUM; Encontros de Geografia F√≠sica e Ambiente (DGEO e GeoPlanUM); CULT-G International Meeting in Cultural Geography, organizado por DGEO e alunos; Mostra de Capacidade Cient√≠fica, anual e exclusivamente dedicada aos alunos (DGEO e GeoPlanUM).

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimar√£es

DURAÇÃO
3 anos / 6 semestres

DIREÇÃO DE CURSO
Prof. Dr. Jo√£o Sarmento

Mais informa√ß√Ķes
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
licenciaturas@ics.uminho.pt

PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas
Biologia e Geologia (2)
Economia (04)
Geografia (09)

VAGAS
40

SA√ćDAS PROFISSIONAIS
Quadros técnicos superiores nos domínios do:
РOrdenamento do território (municipal e regional);
– Planeamento Urbano;
РAvaliação de riscos e impactes ambientais;
РRequalificação e reabilitação de áreas urbanas e naturais degradadas;
РConservação e educação ambiental;
– Desenvolvimento Regional e Local;
– Entre outras √°reas afins.

A frequ√™ncia desta licenciatura habilita igualmente os seus estudantes para a via de ensino, ao permitir-lhes a obten√ß√£o dos cr√©ditos necess√°rios √† posterior frequ√™ncia do ‚ÄėMestrado de Ensino em Geografia no 3¬ļ Ciclo do Ensino B√°sico e no Ensino Secund√°rio‚Äô.

PLANO DE ESTUDOS

1¬ļ. Ano | 1¬ļ. Semestre
Geografia Física I (5 ECTS)
Geografia Humana (5 ECTS)
Express√£o Gr√°fica e Cartografia (5 ECTS)
Geologia Geral (5 ECTS)
Introdução à Estatística (5 ECTS)
Teoria em Geografia (5 ECTS)

1¬ļ. Ano | 2¬ļ. Semestre
Geografia Física II (5 ECTS)
Geografia da População (5 ECTS)
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Biogeografia (5 ECTS)
Estatística para a Geografia (5 ECTS)
Teorias e Metodologias de Planeamento (5 ECTS)

2¬ļ. Ano | 3¬ļ. Semestre
Direito do Urbanismo e Ambiente (5 ECTS)
Geomorfologia Din√Ęmica e Clim√°tica (5 ECTS)
Base de Dados Aplicados a Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Instrumentos de Gest√£o Territorial (5 ECTS)
Planeamento Biofísico (5 ECTS)
Património e Paisagem (História) (5 ECTS) РOptativa
Geografia das Florestas (5 ECTS) – Optativa

2¬ļ. Ano | 4¬ļ. Semestre
Desenvolvimento Regional (5 ECTS)
Riscos Naturais e Ordenamento do Território (5 ECTS)
Hidrologia (5 ECTS)
Geografia Urbana (5 ECTS)
Geografia das Atividades Económicas (5 ECTS)
Geografia Cultural Contempor√Ęnea (5 ECTS) – Optativa
Património Geológico e Geoconservação (5 ECTS) РOptativa
Demografia (5 ECTS) – Optativa
Climatologia Aplicada (5 ECTS) – Optativa

3¬ļ. Ano | 5¬ļ. Semestre
Geografia Física de Portugal I (5 ECTS)
Geografia Humana de Portugal I (5 ECTS)
Avaliação e Estudos de Impacte Ambiental (5 ECTS)
Teoria do Planeamento Urbano (5 ECTS)
Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Comunicação Estratégica e Território (5 ECTS) РOptativa
Urbanismo Moderno e Contempor√Ęneo (5 ECTS) – Optativa
Geografia da Sa√ļde (5 ECTS) – Optativa
Expans√Ķes Europeias (Hist√≥ria) (5 ECTS) ‚Äď Optativa

3¬ļ. Ano | 6¬ļ. Semestre
Geografia Física de Portugal II (5 ECTS)
Geografia Humana de Portugal II (5 ECTS)
Geomorfologia Aplicada (5 ECTS)
Geografia Rural (5 ECTS)
Composição e Desenho Urbano (5 ECTS)
Opção UMinho (5 ECTS) РOptativa




CLIQUE AQUI e consulte a sec√ß√£o ‚ÄėPlano de Estudos‚Äô para aceder a informa√ß√£o detalhada acerca de cada Unidade Curricular.