Licenciatura em Geografia e Planeamento

A Licenciatura em Geografia e Planeamento (LGP) visa cumprir as funções de uma formação de base no quadro geral das Ciências Sociais, oferecendo uma abordagem espacial e holística sobre temáticas com incidência territorial, e ao mesmo tempo constituir-se como uma introdução a saberes e práticas específicas da Geografia para um percurso profissional ou de investigação científica. Tem como objetivos gerais transmitir os conhecimentos e proporcionar os instrumentos teóricos e metodológicos necessários para compreender e questionar as complexas relações entre sistemas humanos e biofísicos, e para intervir de forma empreendedora, eficaz e responsável nos domínios do ordenamento, planeamento e gestão do território. Na LGP desenvolvem-se as competências para o exercício de funções no âmbito do desenvolvimento regional e local, planeamento urbano, prevenção de riscos naturais, requalificação e reabilitação de áreas degradadas, conservação e educação ambiental, entre outros campos de ação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem das UC do Curso visam, por um lado, a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos teóricos gerais e a iniciação aos principais métodos e técnicas dos vários ramos científicos da Geografia Física e da Geografia Humana, bem como das áreas científicas que complementam a formação de base da LGP. Por outro lado, as UC diretamente relacionadas com o planeamento, o ordenamento e a gestão do território visam o conhecimento integrado do corpo teórico e metodológico de referência, dos princípios, estratégias e medidas preconizadas, dos processos e atores envolvidos, nos contextos nacional e internacional. A operacionalização destes objetivos e a medição do seu grau de cumprimento traduz-se na forte componente prática das UC, que consolida competências de análise espacial assente na abordagem sistémica às dinâmicas territoriais. Além disso, a ilustração das matérias lecionadas com estudo de casos e a organização de visitas de estudo temáticas incentivam a reflexão crítica sobre as transformações espaciais na atualidade. Em paralelo, o DGEO realiza periodicamente cursos de formação extracurriculares, concebidos de modo a expandir as competências dos alunos, destacando-se os dedicados ao alargamento dos conhecimentos em análise espacial e SIG (‘GPS: princípios de funcionamento e utilização’, em 2014; ‘Análise Espacial – SIG’, ‘Exploração dos dados do OpenStreetMap’ e ‘ArcGIS Online’, em 2012), bem como os que se centram no desenvolvimento das competências transversais (‘Aplicação de ferramentas e de competências transversais’, em 2013 e 2012).

METODOLOGIAS DE ENSINO
As metodologias de ensino adotadas nas UC do Curso desenvolvem competências para a análise e interpretação das relações entre os sistemas biofísicos, socioeconómicos, culturais e político-administrativos, que se refletem no território. Debates em aula, comentário e recensão de textos, relatórios escritos estimulam as capacidades analítica, sintética e crítica, necessárias à compreensão dos fatores e processos que determinam as dinâmicas geográficas. Estudo de casos e exercícios práticos permitem consolidar e aplicar conhecimentos teóricos, identificar de forma sistemática dados, métodos e técnicas apropriados à análise de determinadas temáticas, recriar situações próximas do universo profissional e incentivar a capacidade de resolução de problemas. Dá-se especial ênfase ao domínio dos SIG,de apoio à análise e tomada de decisão. São ainda desenvolvidas competências transversais, como trabalho em equipa, gestão do tempo, capacidade de comunicar em diferentes suportes e para públicos diversos.Os trabalhos práticos da LGP permitem que os alunos desenvolvam competências de investigação: pesquisa e revisão bibliográfica; problematização do tema; recolha e tratamento de dados primários e secundários; comunicação (carto)gráfica de resultados; redação segundo as normas da produção científica. A apresentação oral dos trabalhos possibilita ainda a aquisição de competências cruciais à comunicação/divulgação científica. Os alunos participam com os trabalhos desenvolvidos na LGP em eventos que contam várias edições: Congresso da Geografia Portuguesa (APG); Encontro de Utilizadores da Esri (Esri Portugal); Jornadas de Geografia e Planeamento, iniciativa bienal do DGEO e associação dos estudantes, GeoPlanUM; Encontros de Geografia Física e Ambiente (DGEO e GeoPlanUM); CULT-G International Meeting in Cultural Geography, organizado por DGEO e alunos; Mostra de Capacidade Científica, anual e exclusivamente dedicada aos alunos (DGEO e GeoPlanUM).

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade do Minho
Campus de Azurém
Guimarães

DURAÇÃO
3 anos / 6 semestres

DIREÇÃO DE CURSO
Prof. Dr. João Sarmento

Mais informações
253 510 560
sec@geografia.uminho.pt
licenciaturas@ics.uminho.pt

PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas
Biologia e Geologia (2)
Economia (04)
Geografia (09)

VAGAS
40

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Quadros técnicos superiores nos domínios do:
– Ordenamento do território (municipal e regional);
– Planeamento Urbano;
– Avaliação de riscos e impactes ambientais;
– Requalificação e reabilitação de áreas urbanas e naturais degradadas;
– Conservação e educação ambiental;
– Desenvolvimento Regional e Local;
– Entre outras áreas afins.

A frequência desta licenciatura habilita igualmente os seus estudantes para a via de ensino, ao permitir-lhes a obtenção dos créditos necessários à posterior frequência do ‘Mestrado de Ensino em Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário’.

PLANO DE ESTUDOS

1º. Ano | 1º. Semestre
Geografia Física I (5 ECTS)
Geografia Humana (5 ECTS)
Expressão Gráfica e Cartografia (5 ECTS)
Geologia Geral (5 ECTS)
Introdução à Estatística (5 ECTS)
Teoria em Geografia (5 ECTS)

1º. Ano | 2º. Semestre
Geografia Física II (5 ECTS)
Geografia da População (5 ECTS)
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Biogeografia (5 ECTS)
Estatística para a Geografia (5 ECTS)
Teorias e Metodologias de Planeamento (5 ECTS)

2º. Ano | 3º. Semestre
Direito do Urbanismo e Ambiente (5 ECTS)
Geomorfologia Dinâmica e Climática (5 ECTS)
Base de Dados Aplicados a Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Instrumentos de Gestão Territorial (5 ECTS)
Planeamento Biofísico (5 ECTS)
Património e Paisagem (História) (5 ECTS) – Optativa
Geografia das Florestas (5 ECTS) – Optativa

2º. Ano | 4º. Semestre
Desenvolvimento Regional (5 ECTS)
Riscos Naturais e Ordenamento do Território (5 ECTS)
Hidrologia (5 ECTS)
Geografia Urbana (5 ECTS)
Geografia das Atividades Económicas (5 ECTS)
Geografia Cultural Contemporânea (5 ECTS) – Optativa
Património Geológico e Geoconservação (5 ECTS) – Optativa
Demografia (5 ECTS) – Optativa
Climatologia Aplicada (5 ECTS) – Optativa

3º. Ano | 5º. Semestre
Geografia Física de Portugal I (5 ECTS)
Geografia Humana de Portugal I (5 ECTS)
Avaliação e Estudos de Impacte Ambiental (5 ECTS)
Teoria do Planeamento Urbano (5 ECTS)
Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica (5 ECTS)
Comunicação Estratégica e Território (5 ECTS) – Optativa
Urbanismo Moderno e Contemporâneo (5 ECTS) – Optativa
Geografia da Saúde (5 ECTS) – Optativa
Expansões Europeias (História) (5 ECTS) – Optativa

3º. Ano | 6º. Semestre
Geografia Física de Portugal II (5 ECTS)
Geografia Humana de Portugal II (5 ECTS)
Geomorfologia Aplicada (5 ECTS)
Geografia Rural (5 ECTS)
Composição e Desenho Urbano (5 ECTS)
Opção UMinho (5 ECTS) – Optativa




CLIQUE AQUI e consulte a secção ‘Plano de Estudos’ para aceder a informação detalhada acerca de cada Unidade Curricular.